Guia Básico Para Planejar Uma Viagem ao ExteriorTempo de Leitura: 6 min

planejar uma viagem ao exterior

Fazer uma viagem ao exterior, conhecer e passear em lugares famosos, falar um idioma diferente com pessoas de outros países, etc. são experiências realmente marcantes.

E para que tais situações sejam realmente marcantes (no bom sentido), é de suma importância se planejar. 

Sem um bom planejamento, uma tão sonhada viagem para o exterior, pode acabar virando um grande pesadelo.

Por isso, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje um guia básico para você se planejar para uma viagem internacional. Veja!

Viagem ao exterior: guia básico para você planejá-la

Destino, duração e época

Antes de tudo, para onde você quer ir em sua viagem ao exterior? É para um destino na Europa? Na Ásia? Ou em outro continente? 

Além disso, quantos dias ou quantas semanas você pretende ficar lá? E em qual época você pretende ir? Nas férias? No final do ano? Ou em um mês mais tranquilo (baixa temporada)?

Essas são as perguntas iniciais que você deve responder para começar a planejar a sua viagem.

Orçamento

Definiu o destino, a duração e a época que você fará a sua viagem? Ótimo! Agora é hora de pesquisar quais serão todos os gastos relacionados a ela, para você saber quanto dinheiro precisará investir – ou seja, qual será o orçamento necessário.

Documentos

Para fazer uma viagem ao exterior, você vai precisar, primeiro, de um passaporte válido (a não ser que você viaje para um destino que fica aqui na América do Sul, pois, nesse caso, o RG já serve).

Além do mais, você pode precisar de um visto válido dependendo do destino que irá.

E se você pretende dirigir no destino, há ainda outro documento que você talvez precise solicitar, a PID – Permissão Internacional para Dirigir.

Portanto, não deixe de verificar e resolver essa parte burocrática da viagem, ok?

Vacinas

Além de alguns documentos, talvez você precise tomar algumas vacinas para poder entrar no destino.

Então, durante o seu planejamento, não deixe de se informar sobre isso e, caso precise de alguma imunização, vá atrás dela.

Sem os documentos e as vacinas necessárias, você não poderá realizar a sua viagem ao exterior.

Seguro viagem

Ao fazer uma viagem, seja ela para o exterior ou não, há certos riscos e chances de problemas e imprevistos acontecerem.

Por exemplo, a sua bagagem pode ser extraviada, você pode se acidentar no destino, pode comer algo que lhe faz mal… é claro que ninguém deseja passar por tais situações, mas é importante ter em mente que elas podem acontecer.

Portanto, você precisa estar preparado. E para isso, é de suma importância que você contrate um bom seguro viagem.

Assim, em caso de uma situação desagradável e problemática envolvendo a sua viagem, você terá coberturas e não ficará no prejuízo e nem com dores de cabeça.

Hospedagem

Onde você vai ficar hospedado no exterior? Em um hotel? Em um resort? Ou em uma opção mais alternativa como um hostel ou um Airbnb?

Atualmente, existem diferentes tipos de acomodação para você escolher e claro, cabe a você avaliar qual é a melhor para o seu bolso e perfil de viajante.

Escolha uma acomodação que seja segura, bem localizada e bem avaliada por pessoas que já passaram por ela. Hoje, você encontra todas essas informações facilmente na internet.

Moeda estrangeira

Qual a moeda utilizada no destino que você está se preparando para ir? Dólar? Libra? Peso? Euro? Ou outra?

Qualquer que seja, você precisará, para a sua viagem ao exterior, obter uma certa quantia dela.

Então, compre-a aos poucos (para aproveitar as baixas da moeda) e acompanhe o câmbio regularmente.

Além disso, leve um cartão pré-pago internacional ou de crédito, para não depender somente do dinheiro em espécie.

Reservas

Como dissemos no início do artigo, se você pretende dirigir no destino, você precisará da PID, porém, ela não é a única coisa que você deve se atentar em relação a este assunto.

Afinal, se você pretende dirigir no exterior, você precisará de um carro. Logo, é importante que você reserve um, com uma certa antecedência, para poder usar quando chegar no destino. 

Hoje em dia há diversos sites que oferecem esse serviço, como a Rentcars e a Rentalcars.

Porém, essa não é a única reserva que você deve fazer para a sua viagem ao exterior…

Dependendo do destino e da época que você for visitá-lo, é interessante também reservar ingressos, passeios ou até mesmo restaurantes, caso haja muita concorrência.

Além do mais, se no dia da sua viagem você quiser ir com seu carro até o aeroporto, é importante ter em mente que, antes, você deve reservar uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo.

Então, se você mora em São Paulo, por exemplo, não deixe de procurar por um estacionamento no aeroporto de Guarulhos, como a Viaje Park, para conseguir reservar uma vaga para o seu veículo e, assim, deixá-lo em segurança enquanto viaja.

Roteiro

Ao viajar para o exterior, é bem provável que você encontre inúmeras coisas para fazer e conhecer. E é claro que isso é incrível.

Porém, infelizmente, nem sempre dá para fazer ou conhecer tudo o que você quer, visto que normalmente uma viagem desse tipo dura alguns dias ou algumas semanas.

Então, para se organizar de maneira adequada e realista, é de suma importância que você monte um roteiro.

Assim, você conseguirá aproveitar o destino o máximo que puder, considerando o que é prioridade para você.

Bagagem

Para finalizar o nosso guia, nós separamos uma dica para quando estiver chegando o dia da sua viagem…

Quando for fazer as malas, isto é, montar a sua bagagem, seja estratégico em suas escolhas e, principalmente, objetivo.

Afinal, diversas pessoas acabam levando muito mais que o necessário quando viajam para outro país – o que acaba gerando um peso maior e pouco (ou nenhum) espaço na mala.

Por isso, para não errar e não ter que pagar uma taxa pelo excesso de peso, escolha roupas e acessórios que sejam mais fáceis de combinar e utilizar em diferentes visuais.

Além disso, leve somente peças que estejam de acordo com o clima no destino. E para isso, cerca de sete dias antes de viajar, veja na internet como ele estará.

Se estiver muito calor, por exemplo, com temperaturas acima dos 30 °C, tem necessidade de levar luvas, jaquetas, casacos, entre outras roupas para o frio? Não, não é verdade?

Portanto, novamente, seja estratégico e objetivo em suas escolhas!

Esperamos que com a apresentação deste guia, agora tenha ficado mais fácil e claro para você planejar a sua viagem ao exterior. Até a próxima!

Deixe um comentário