Como a viagem ajuda no bem-estar das pessoas?Tempo de Leitura: 4 min

saúde e viagem

Uma viagem bem planejada, após meses de trabalho duro e muito esforço, pode ser uma forma muito apropriada de relaxar, não somente o corpo, mas a mente e a alma também. Conhecer um lugar novo é uma terapia e aventura, unidos num só lugar.

 

O período de descanso faz muito bem à saúde, pois é através da renovação da energia física e mental que a produtividade no trabalho acaba melhorando também. 

 

O bem-estar do colaborador é uma garantia de resultados positivos, por isso as férias podem ser um investimento.

 

A empresa também é beneficiada pelo período de descanso de seus colaboradores, afinal, é o esforço deles que traz resultados. Assim, o incentivo para tirar as férias anualmente é uma forma de assegurar o lucro e constância nos resultados.

 

Até mesmo se tratando de estudos, quando se está numa faculdade de vendas online, por exemplo, o período de férias é uma garantia de absorção apropriada do conhecimento.

 

Quer saber mais sobre os benefícios das férias e viagens para o bem-estar dos colaboradores? Continue lendo o conteúdo disponibilizado abaixo.

Por que viajar faz bem à saúde?

Viajar, seja internacional ou nacionalmente, auxilia no processo de descanso do colaborador. A mudança de ares, as possibilidades apresentadas para adquirir conhecimento. 

 

Tudo isso traz uma sensação inigualável de bem-estar, o que no fim é um dos intuitos ao entrar de férias.

 

Por isso, viajar torna-se um dos principais objetivos para quem trabalha o ano todo. Independentemente da estação, há sempre um destino que consiga agradar. O mundo é amplo demais para não agradar gregos e troianos.

 

Viajar está atrelada ao bem-estar, principalmente por conta dos benefícios à saúde física, visto que o processo de desestresse auxilia a regular a pressão arterial, podendo ter reflexos no sistema gástrico também.

 

Tirar férias e viajar diminuem a tensão muscular, acumuladas principalmente em situações de estresse, comum no cotidiano do cidadão moderno. Seja trabalhando com marketing ou gestão hospitalar, a saúde física é comprometida pelos hábitos diários.

 

O estresse é um dos agravantes de distúrbios psicológicos, como a depressão, ansiedade e, podendo chegar a situações extremas como o burnout. Viajar ameniza cada um desses sentimentos.

Como viajar pode te ajudar a criar práticas de bem-estar?

Outro fato sobre as férias e viagens tornam possível a criação de hábitos novos e saudáveis, dos quais pareciam uma ideia longínqua com um cotidiano caótico. 

 

Com mais tempo para focar em outros aspectos da vida fora do ambiente laboral, muitos colaboradores aderem a um novo hobby, ou praticam os antigos com maior fervorosidade.

 

Seja relaxar assistindo televisão, estudando algo do interesse (como gestão de pessoas ead, por exemplo), pintando com tintas aquarela, lendo um bom livro ou praticando algum tipo novo de exercício. 

 

Tudo isso entra no período de férias, mas nada se compara à sensação de conhecer novos lugares.

 

Viajar pode auxiliar a criar práticas pertinentes ao bem-estar através dos seguintes tópicos:

 

  • Desenvolvimento de novas habilidade;
  • Investimento em novas experiências;
  • Possibilidade de passar mais tempo com familiares;
  • Permitindo a prática de novos exercícios, como escaladas e caminhadas;
  • Auxiliando no aprendizado de novas habilidades;
  • Permitindo a comunicação com pessoas de diferentes lugares e costumes.

 

Tudo isso auxilia no processo de criar novos hábitos para promoção do bem-estar. Assim como um curso de gestão hospitalar ead 2 anos leva-se para concluir, para desenvolver habilidades novas é necessário investir cerca de 10 mil horas, segundo pesquisas, isso inclui mantê-las em prática constante.

 

Assim, algo que se inicia no período de férias e durante uma viagem, pode acabar se tornando um hábito e prática comum ao retorno do cotidiano.

Quais os benefícios de viajar?

Além de auxiliar na criação de boas práticas, promovendo o bem-estar, viajar também ajuda a gerar benefícios ao viajante.

 

O principal benefício de viajar começa logo na escolha de roteiro, pois promove o aprendizado de práticas para organização e economia. Um curso de gestão financeira tecnologo ead torna possível descobrir formas de poupar dinheiro, o que é tópico chave na organização geral de uma viagem.

 

Quando a viagem inicia, o viajante passa a aprender novas práticas e adquire conhecimentos acerca do local. Tudo isso aprimora a capacidade cognitiva, parte importante para a saúde psicológica.

 

Como já foi mencionado acima, a saúde física também tem reflexos bastante nítidos, pois com a diminuição do estresse e aumento da diversão, o corpo relaxa e, assim, problemas de pressão podem ser controlados com maior facilidade.

 

Promover uma viagem é, no fim, um investimento com lucros e resultados incalculáveis.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Deixe um comentário