Veja tudo sobre o Passaporte Sanitário para sua ViagemTempo de Leitura: 3 min

covid-19

O uso do passaporte sanitário está sendo muito discutido ultimamente se deve ou não ser utilizado para controlar a entrada de pessoas em cidades e países. 

 

Processos para vetar o uso do certificado de vacinação são feitos em diversos locais do mundo, mas no contexto em que vivemos, todo cuidado ainda é pouco.

O passaporte sanitário, ou passaporte da vacina, como alguns chamam, é um documento onde constam suas doses da vacinação contra a covid-19.

 

O turismo no mundo vem voltando aos poucos, com as flexibilizações das organizações de saúde os viajantes estão ansiosos para voltar com seus hábitos.

 

Entretanto, não se pode pensar somente na diversão e por este motivo o passaporte sanitário vem sendo exigido em aeroportos, fronteiras, eventos e cidades. 

 

Já que o contágio do vírus é algo tão rápido, quanto mais pessoas devidamente prevenidas contra ele, melhor para a saúde de todos. 

 

O grande problema, é que nem todas as pessoas se vacinaram devidamente e por isso não podem entrar em determinados locais, por vezes até mesmo em eventos em suas próprias cidades.

 

O que é o Passaporte Sanitário

No Brasil, o passaporte sanitário pode ser a própria carteirinha de vacinação contra a covid, que recebemos logo na primeira dose.

 

Pode ser também, a carteirinha de vacinação contra a covid-19 digital, presente no celular. Alguns locais também certificam a vacinação somente com o CPF. 

 

Shows, eventos, apresentações de teatros, palestras, encontros, muitos deles exigem o certificado para poder aproveitar o evento.

 

Para entrarem no país também está sendo discutida a necessidade de exigir o passaporte, ainda mais com a temporada de carnaval chegando. 

 

Para locais fora do Brasil, deve-se atentar a quais países exigem o uso do certificado e como tirá-lo, é importante tê-lo em mãos não só para a covid-19, mas para outras vacinas que são exigidas em outros territórios. 

CIVP – Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia  

 

Mesmo com a carteirinha de vacinação em dia, alguns países internacionais ainda exigem este certificado para a entrada em seu território.

 

 Algumas vacinas que são exigidas são:

  • Febre Amarela:

África do Sul

Austrália

Arábia Saudita

Egito

China

Rússia

Uruguai

  • Hepatite A

Ministrada em duas doses de 6 em 6 meses, exigida para países da África e cidades com precariedade de saneamento ou litorâneas.

  • Febre Tifoide 

Para países da África e Ásia, sendo uma dose a cada 1 ano. 

  • Raiva

Obrigatória na Índia, sendo três doses a cada 7 dias, deve ser renovada para a viagem.

 

Saúde para uma Boa Diversão 

Uma boa viagem também engloba segurança e saúde, a vacinação é um direito do ser humano e também um dever como cidadão, por isso, atente-se a sua carteira de imunizantes. 

 

Veja também nosso artigo sobre os atrativos para fazer uma viagem de cruzeiro.

Deixe um comentário