Bagagem pet: o que levar em conta antes de fazer as malasTempo de Leitura: 5 min

Com as festas do fim de ano chegando, muitas famílias planejam suas férias para viajar e recarregar as baterias para o próximo ano. Em dezembro, as temperaturas começam a subir e o verão faz as cidades do litoral serem mais atrativas. Por isso, esses locais de praia sempre são os destinos mais procurados.

Nós sabemos o que levar em uma viagem para uma casa de praia. No entanto, aqui neste texto você vai saber o que levar na bagagem para o seu pet. Afinal, o combate às pulgas e aos carrapatos não pode parar nem durante as férias. Confira a seguir os itens que não podem faltar na bagagem do seu pet na hora da viagem.

O que preciso saber antes de viajar com meu pet?

Primeiramente, você deve se planejar para a viagem conforme o meio de transporte a ser utilizado. Ou seja, estamos falando de carro, ônibus ou avião, que são os mais comuns.

Se você tem um carro e vai levar o seu pet, veja como ele se comporta em pequenos passeios de carro. Caso ele fique bem, a sua viagem será bem mais tranquila. Afinal, você estará com o seu bichinho de estimação e conseguirá monitorá-lo durante toda a viagem.

Caso você vá viajar de ônibus ou avião, precisa fazer o mesmo teste. Mas, nesse caso, precisará saber se o seu cachorro ou gato se sentirá confortável nas caixas e bolsas de transporte.

 

Além desses itens, indispensáveis nas viagens de avião com pets, você também precisará apresentar cartões de vacina. Talvez precise mostrar, também, atestados veterinários e alguns outros documentos, que variam de acordo com a empresa escolhida. Assim, como você já sabe de todas essas exigências e também conhece o comportamento do seu bichinho, certifique-se de fazer o melhor para ele.

Onde me hospedar com meu pet durante uma viagem?

Caso você já tenha tomado todas as medidas listadas anteriormente e esteja pronto para viajar com seu pet, chegou a hora de escolher a sua hospedagem. Atualmente, existe um vasto número de hotéis pet friendly. Porém, a sua escolha vai depender muito de qual animal você possui, cachorro ou gato, e também do perfil do seu bichinho de estimação.

Geralmente, cães preferem locais espaçosos para correr e brincar. Nesses casos, o ideal é procurar uma pousada que também seja pet friendly. Algumas pousadas possuem áreas destinadas para os pets, com brinquedos e até mesmo piscina para o seu amigo de quatro patas.

Os gatos, por sua vez, tendem a ser mais calmos e prezam pela tranquilidade e o aconchego do colo dos seus donos. Ainda assim, você deve checar as avaliações. Verifique, também, quais serviços pet friendly esses locais de hospedagem oferecem e se cobram alguma taxa por aceitarem seus bichinhos de estimação.

O que não pode faltar na bagagem pet?

Agora, você já sabe tudo o que fazer para transportar o seu pet durante a viagem e em qual local de hospedagem o seu pet vai se adaptar melhor. Então, chegou a hora de preparar sua bagagem e também a do seu bichinho de estimação. Para não faltar nada, o primeiro passo é fazer um checklist dos itens essenciais. Preparamos uma listinha para você ter a base de como montar a sua.

  • 1 – Brinquedos preferidos do seu pet
    Sabemos como os nossos bichinhos de estimação se sentem quando estão em um lugar desconhecido e cheio de pessoas que ele nunca viu. É completamente normal ele se sentir acuado nessas situações. Por isso, ao levar os brinquedos preferidos dele, o seu pet começa a se sentir um pouquinho em casa. Portanto, essa é a nossa primeira dica. Leve brinquedos ou qualquer item a que ele tenha apego. Não esqueça, é claro, de brincar com ele.

 

  • 2 – Medicações do pet
    Caso o seu pet esteja tomando algum medicamento, é de extrema importância continuar o tratamento mesmo durante a viagem de férias. Pode acontecer que, nesses locais a que seus bichinhos não estão acostumados, alguma alergia se desenvolva.

 

  • 3 – Tapete higiênico
    Assim como fazemos em casa para evitar muita sujeira, não se esqueça de levar o tapete higiênico, banheiro inteligente de pet ou qualquer outro item que você use para essas situações.

Lembre-se de posicionar o banheiro do seu pet numa região um pouco mais afastada. Assim, você evita odores e também ajuda seu pet a fazer as necessidades no local correto.

  • 4 – Bebedouro e ração
    Lembre-se de adicionar ao seu checklist ração, água e até mesmo petiscos para o seu pet. Durante a viagem, ainda mais se for longa, é importante fazer algumas paradas estratégicas para dar água ao seu pet e também um pouco de ração.

Caso o seu cachorrinho ou gato tenha que se alimentar de alguma ração específica, como em situações de alergia, esse tópico se torna ainda mais importante. Por isso, anote em algum lugar para não cair no esquecimento.

  • 5 – Caminha pet
    Assim como já mencionamos, é comum os bichinhos de estimação estranharem o lugar para onde os tutores viajam com eles. Afinal, são ambientes novos e, muitas vezes, com pessoas estranhas.

Para evitar estresse nos pets, é necessário tentar fazer o máximo para que eles se sintam em casa. Uma forma de fazê-lo se sentir seguro é levar a caminha onde ele dorme todos os dias. Só o cheiro dela já pode ser o suficiente para ele ter o aconchego de casa.

  • 6 – Coleira antipulgas
    Se você estiver indo viajar para um lugar mais próximo da natureza, para regiões que possuem vegetação, é importante levar uma coleira antipulgas e carrapatos. Nessas regiões, existem muitos desses parasitas, que se aproveitam tanto de humanos quanto de animais. Portanto, certifique-se de que a vacinação do seu pet está em dia, assim como o banho. Dessa forma, você poderá evitar uma grande dor de cabeça durante as férias.

Deixe um comentário