Bagagem de Mão: Saiba quais são as Exigências das Empresas AéreasTempo de Leitura: 4 min

mala de mão

O que levar na bagagem de mão com a fiscalização e os critérios específicos de cada empresa aérea, geram muitas perguntas. O que muda em voos internacionais, quais são as dimensões permitidas, quais são os itens proibidos, entre outras dúvidas.

Vale lembrar que as companhias costumam permitir apenas uma bolsa ou mochila pequena, guardada debaixo do assento, ou uma mala de cabine, guardada no compartimento superior do avião.

Neste artigo, você confere quais são as principais exigências e as maiores dúvidas sobre bagagem de mão em voos nacionais e internacionais.

QUAIS SÃO AS DIMENSÕES E O PESO EXIGIDOS?

A dimensão máxima da bagagem é estabelecida pela companhia aérea, incluindo rodinhas, bolsos externos e alças retraídas. Fique atento às especificações para que a bagagem não seja despachada, processo que gera custos adicionais.

Latam, Gol e Azul pedem que as bagagens de mão não ultrapassem 55 cm de altura, 35 de largura e 25 de espessura, regras válidas para voos nacionais ou internacionais. Por sua vez, o peso limite costuma ser determinado pelo tipo de cabine, da econômica à premium.

Já a Rima, empresa nacional de táxi aéreo, determina que a bagagem de mão de cada passageiro pagante não exceda 3 kg e 90 cm³, considerando altura, largura e comprimento.

Não é todo voo que inclui bagagem de mão gratuita, daí a importância de conferir as regras sistematicamente, a cada viagem.

O QUE NÃO PODE SER LEVADO NA BAGAGEM DE MÃO?

É a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que determina os objetos proibidos na bagagem de mão. E não adianta pensar em escondê-los, as malas passam por uma fiscalização criteriosa antes do embarque.

São proibidos itens associados a substâncias químicas, tóxicas, explosivas, incendiárias e inflamáveis. Entre eles destacam-se as munições de qualquer tipo, os repelentes de animais em aerossóis, cloro e alvejantes líquidos, além de materiais infecciosos e radioativos.

Armas de fogo, de choque elétrico, de pressão e até químicas também são proibidas, mesmo as réplicas. Estão incluídos nesta categoria os sprays de pimenta e os ácidos e neutralizantes.

Algumas ferramentas de trabalho também são barradas, como as furadeiras, as chaves de fenda, os pés de cabra, as serras com ou sem fio, os maçaricos, os martelos, as marretas etc.

SOBRE OS ITENS COM REGRAS PARTICULARES

Existem itens que apresentam algumas das características mencionadas acima, mas em menor escala. Esses itens também devem ser observados com atenção, considerando as regras preestabelecidas.

Em voos domésticos ou internacionais, as tesouras, os aparelhos de barbear e as lixas de unha metálicas não devem ser maiores que 6 centímetros. Já as lapiseiras e as canetas tinteiro não podem ultrapassar 15 centímetros.

Também entre os itens autorizados com ressalvas estão os bastões de selfie, desde que suas dimensões não ultrapassem os limites da bagagem de mão, e os isqueiros com gás ou fluídos, apenas um por passageiro.

Em voos domésticos, são permitidas até 4 unidades de spray de higiene pessoal ou de uso médico, desde que não ultrapassem o limite de 300 mililitros ou 300 gramas. Também podem ser levadas até 5 garrafas de bebidas alcoólicas, desde que estejam lacradas.

SOBRE AS EXIGÊNCIAS DAS VIAGENS INTERNACIONAIS

Em viagens internacionais são permitidos medicamentos com prescrição médica, itens de dietas prescritas e alimentos para bebês, mas só deve ser levado o suficiente para o tempo de voo.

Líquidos e géis são permitidos desde que as embalagens não passem de 100 mililitros. Os shampoos e condicionadores devem ter no máximo 500 mililitros, somando até 2 litros na bagagem de mão.

Os Estados Unidos, particularmente, estabelecem um limite de 350 mililitros para substâncias em pó.

Pronto, você já sabe como organizar a sua bagagem de mão seguindo os critérios dos órgãos responsáveis. É só aproveitar!

Veja também nosso conteúdo sobre como arrumar as malas para o frio.

Deixe um comentário